Comprar ou alugar: o que é melhor?

comprar ou alugar

Sempre chega aquele momento em nossas vidas que queremos um cantinho pra chamar de nosso. Principalmente, quando o assunto principal é se livrar do aluguel. Mas é aí que mora uma das principais dúvidas: comprar ou alugar, o que é melhor?  

Esse questionamento é muito comum, afinal, comprar um imóvel demanda um alto investimento, mas, ao optar pelo aluguel, você pode pagar durante anos por um lugar que não será seu. Por esse motivo é de extrema importância levar em consideração tanto os fatores financeiros, bem como o fato de que uma casa própria é o sonho de muitos brasileiros.

Este artigo vai ajudar você a entender melhor os prós e contras entre comprar ou alugar um imóvel e te ajudar a decidir de acordo com aquilo que você busca no momento.

Comprar ou alugar: como fazer a melhor escolha? 

O ponto principal para você começar o seu planejamento é definir as suas prioridades. Antes de decidir se você deve comprar ou alugar um imóvel, se faça algumas perguntas e entenda as vantagens e desvantagens de ambos os lados.  Veja alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de escolher:

  • Qual a minha prioridade no momento? 
  • Quero estabelecer raízes em um lugar? 
  • Quero comprar imóveis e reformar como sempre sonhei? 
  • Quero parar de me preocupar com aluguel? 
  • Pretendo me casar, ter filhos?
  • Quero mudar de cidade ou país? 
  • Me mudo com frequência por causa do trabalho?

Agora que você já parou pra pensar sobre as suas prioridades, é hora de entender melhor como funciona cada um dos lados entre comprar ou alugar.

Quando vale a pena alugar?

Em alguns casos, pagar aluguel pode ser “jogar dinheiro fora”, afinal, só o locatário sai ganhando nesse tipo de situação, uma vez que o seu dinheiro não está sendo investido em algo que pode ser utilizado no futuro. Contudo, em algumas situações, optar pelo aluguel pode acabar sendo vantajoso.

Se você ainda não tem a quantia necessária para comprar um imóvel ou pagar a entrada, se precisa se mudar com frequência ou ainda não escolheu o bairro ideal para morar, o aluguel pode ser uma boa opção. 

Essa opção também é boa alternativa para jovens ou casais, que ainda precisam dividir o aluguel e que estão se consolidando em uma profissão. Uma das vantagens do aluguel é que se for preciso fazer algum reparo ou reforma, a responsabilidade, na maioria dos casos, é do proprietário do imóvel, ou seja, o inquilino não precisa arcar com as despesas.

Quando vale a pena comprar? 

Comprar um imóvel é sinônimo de compromisso e segurança. A primeira vantagem é a liberdade ao planejar uma reforma e deixar o ambiente do jeito que você sempre quis. Afinal, investir em decoração ou fazer reformas pode valorizá-lo ainda mais.

Além da realização de um sonho, ao comprar um apartamento, a propriedade estará em seu nome, tornando-se um investimento em formato de bem de consumo. Se o imóvel estiver na planta, você poderá ter descontos e outras possibilidades de financiamento.

Portanto, um imóvel próprio traz mais segurança para a família, tanto por estabelecer um logradouro fixo em seu nome, quanto pela diversidade de opções que oferecem em relação à segurança, com portarias 24 horas e monitoramento interno, bem como área de lazer com piscina, playground, academia e outras atividades. 

Afinal, qual a melhor opção? 

De modo geral, comprar um imóvel pode ser mais vantajoso, pois agrega outras vantagens em relação ao aluguel. Primeiramente, você estará adquirindo um patrimônio que, além de dar segurança e estabilidade para você, também pode se valorizar com o tempo. Não há preocupações com renovação de aluguel, aumento de preço, taxas extras ou necessidade de mudança. Há ainda a possibilidade de fazer reformas e investir em móveis planejados, trazendo mais liberdade nas suas escolhas, sem a necessidade de prestar contas a ninguém. 

Agora que você entendeu melhor sobre o tema, queremos saber qual dos dois você escolhe para a sua vida, comprar ou alugar? Deixe o seu comentário no post!  

Click to Hide Advanced Floating Content

 BATE-PAPO ON-LINE