O que você precisa saber antes de comprar um apartamento na planta

Adquirir um imóvel na planta é um negócio repleto de vantagens para quem tem condições de esperar pela finalização da obra. Se você está cogitando investir em um imóvel, terá a vantagem de pegar as chaves de um apartamento com modernas instalações, alto potencial de valorização pela localização, além de descontos na hora da compra.

Para chegar ao nível de negociação, é preciso tomar alguns cuidados e ter atenção redobrada. Com isso, é possível evitar surpresas desagradáveis como por exemplo o não cumprimento de acordos no momento da contratação, atraso nas obras e etc.

Por isso, preparamos algumas dicas com pontos essenciais que você precisa conhecer antes de fechar a compra de um apartamento na planta. Assim, você vai ter menos dor de cabeça e mais tranquilidade na hora de aproveitar o seu imóvel novinho. Confira:

Defina os seus critérios

É importante fazer uma análise na hora de escolher o apartamento que você quer comprar. Com quantas pessoas você vai morar? Qual a idade delas? Você vai morar sozinho? Terão idosos ou crianças morando junto? Essas informações são essenciais na hora de avaliar tudo o que o condomínio oferece. Quantos andares, quantidade de quartos, vagas na garagem, elevadores, playground, salão de jogos, área de lazer, piscina, entre outros. Caso o imóvel seja apenas para aluguel ou revenda, também é importante avaliar a localização e tudo o que a região tem a oferecer.

Leia o contrato com atenção

A leitura do contrato é um momento que demanda atenção e cuidado para que não haja riscos na hora da compra e que suas necessidades e expectativas estejam de acordo. Só assine se o contrato apresentar garantias de segurança para você.

Peça cópias de todos os documentos

Tão importante quanto assinar o contrato é ter em mãos as cópias de todos os documentos assinados. Por isso, peça e guarde todas as cópias do registro do imóvel na prefeitura, memorial descritivo da obra e construções de impacto no entorno. Esses documentos precisam conter informações dos materiais que estão sendo usados durante a construção, o cálculo da área do imóvel e o documento provando que o terreno pertence à construtora. Ter todos esses documentos em mãos é uma segurança para o consumidor.

Cuidado com as taxas indevidas

A taxa SATI (Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária), pode pegar muitos clientes desavisados. Por isso, saiba que essa taxa é opcional, ou seja, o comprador pode contratar os profissionais de seu interesse pelo preço que for melhor para ele. A taxa de condomínio ou IPTU não deve ser cobrada antes da entrega das chaves, isso é ilegal. A taxa de corretagem só deve ser cobrada quando ela ocorre de maneira clara ao consumidor, no geral as construtoras cobram 6% do valor do apartamento na planta. Essa foi uma decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Visitas na obra

Procure acompanhar o andamento da obra mês a mês para checar se os prazos e materiais utilizados estão de acordo com o que foi assinado em contrato.

Chave na mão e vistoria no apartamento

Cheque tudo o que foi contratado no momento da primeira visita assim que você pegar as chaves. Certifique-se de que o tamanho dos cômodos está correto, pintura, pias, portas e janelas, parte elétrica e hidráulica. Este é o momento de checar e reportar todos os detalhes que não estiverem de acordo com o contrato.

 

Desafios e erros que você pode cometer

O processo de compra de um apartamento é burocrático e cheio de detalhes, por isso em todas as etapas deve haver máxima cautela. O planejamento faz parte de todas as etapas da compra, principalmente o planejamento financeiro. Assumir parcelas acima da sua capacidade de pagamento depois de fechar um contrato pode colocar tudo a perder. O atraso nas parcelas pode gerar multas e juros muito altos. 

Assim como você deve ter uma cópia de toda a documentação da construtora, também é essencial que você envie toda a sua documentação dentro do prazo para a liberação de crédito para um financiamento por exemplo.

Adquirir um apartamento na planta é vantajoso sim. Um imóvel com cheirinho de novo, com instalações modernas, material tecnológico que permite remover paredes se o proprietário quiser reformar depois da compra e até mesmo fazer reparos futuramente. Também é possível planejar toda a sua decoração e mudança com mais calma por conta do prazo da entrega.

A Riformato Construtora está no mercado há mais de 19 anos e é referência na região leste de São Paulo. Ao longo de todos esses anos, milhares de moradias já foram entregues para os clientes que nos escolheram. Nos orgulhamos em ser parte dessa escolha.

 Leia agora: Vila Progresso não para de crescer

Click to Hide Advanced Floating Content

 BATE-PAPO ON-LINE